domingo, 29 de julho de 2012

AMÊNDOA DO CERRADO,EM AÇÃO NATAL VERDE


BREVE O PROJETO AÇÃO NATAL VERDE ESTARÁ DISTRIBUINDO A AMÊNDOA DO CERRADO.

 STERCULIA CHICHA
NOME POPULAR: amêndoa do cerrado, castanha de macaco, chichá, mandoví.
MALVACEAE (antigamente stherculiaceae)


 NOME INDIGENA: Xixá vem do Tupi e significa “Fruto semelhante a mão ou punho fechado”, aludindo a forma das cápsulas individuais.

Origem: Floresta atlântica, principalmente no Estado de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro, Brasil.

Como o prometido, primeiras mudas de amêndoa  do cerrado


Mudas nos sacos para distribuição

Características: arvore de porte grande, crescendo de 8 a 25 metros de altura com tronco castanho-amarelado de 30 a 60 cm de diâmetro. A copa é arredondada quando a planta esta isolada, podendo alcançar o chão. As folhas são grandes, trilobalas (com três recortes ou pontas), caducas (que caem no inverno) e tomentosas (cobertas de pelos) na face inferior. As flores nascem agrupadas em panículas cônicas terminais.


Dicas para cultivo: Arvore de crescimento rápido que resiste a baixas temperaturas (até -4 graus), vegeta bem em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) e até pedregoso. A arvore é pioneira e ótima para ser usada em reflorestamento.

Mudas: As sementes são cilíndricas e arredondadas, com uma pele preta que se desprende a medida que vai secando. Germinam em 30 a 40 dias se forem plantadas imediatamente após colhidas, as mudas crescem rápido tanto no sol como na sombra e iniciam frutificação com 6 a 7 anos.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques como em reflorestamentos de preservação permanente. Espaçamento 8 x 8 m. Adicione a cova 25% de areia e1 kg de cinzas e 8 litros de matéria orgânica. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser (6litros) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois adube a cada 2 anos, pois as raízes grossas e profundas dessa arvore armazenam água e nutrientes.

Usos: os frutos são avermelhados quando maduros, são semelhante a um trevo com 4 ou 5 cápsula, cada uma contendo de 5 a 8 sementes, que tem uma amêndoa saborosa, consumida in natura ou torrada.

frutasraras@uol.com.br

Um comentário:

  1. Bom dia.

    Gostaria muito de plantar uma amendoeira agora em janeiro. Vocês podem me ajudar? Moro em Vitória, cidade pertencente ao Estado do Espirito Santo. Meu e-mail: aleciamrm@gmail.com

    Obrigada.
    Alécia

    ResponderExcluir