quinta-feira, 8 de novembro de 2012

NIM ÍNDIANO, NO CONDOMÍNI0 SERRAMBI 05, PARNAMÍRIM EM AÇÃO NATAL VERDE.


A senhora Ana Cristina, Moradora do Condomínio Serrambi 05, na Cidade de Parnamirim /RN, recebeu do Progeto Ação Natal Verde várias mudas  de Nim Indiano, para sem plantadas no condomínio , Desde o ínício do projeto já foram distribuídas  gratuitamente quase treze mil mudas de árvores e plantas ornamentais e medicinais,  solicitamos as pessoas que  receberam mudas e hoje são árvores, que nos mandem fotos  suas e das  árvores  e ,  creio que aumentaremos bastante o nosso acervo de imagem, para que sirvam de incentivo para outros.


Árvore majestosa de até 20 metros  de altura,tronco rugoso, pardacento. O cerne do tronco tem cor avermelhada. as folha são caducas e as flores aparecem antes do ressurgimento das folhas.A beleza de um ipê roxo não tem  igual nas matas brasileiras. O fruto é uma vagem  com sementes aladas. Reprodução por sementes.

 O IPÊ ROXO, PAU D'ARCO É UMA PLANTA MEDICINAL.  PARTES USADAS : CASCAS, CERNE E FLOR.  indicaçôes e usos:  Analgésico, Anemias, Mal de parkinson, Afecçôess hepáticas ecardiacas, Ùlceras gastro-entéricas, Ùlceras varicosas, hemorróídas, Diabétes, feridas infectadas, Dermatoses, pruridos, coceiras, escrofulose, eczemas, escabiose, psoriase, impingem, tumores, Leucorréia, blenorragia, inflamações artriticas, Nefrite, cistite, ptostatite, inflamações da gengiva e da garganta, estomatite, aftas, herpes labial,  Anti-tomoral, imuno-estimulante, citostático, Neoplasias.



IPÊ ROXO EM PONTA NEGRA. NATAL/RN
Oh! Minha nobre arvore!
Beleza e encanto das nossa matas
Tão rara agora de se encontrar
Me alegro em te ver!
Mesmo sufocada co canteiro da cidade
E por ti me sensibilizo...
Desejo muito te salvar
Te salvar das sangrentas mãos humanas
Nossas pequenas a malvadas mãos
Quanta maldade fizeram contigo
Estão te exterminando da natureza
E nem percebem a tua grandeza
Como tu és linda!
Formosura exuberante!
Meus olhos por ti se encantam
Magia tem tua imagem pra minha alma
E pra ti meu espírito verseja
Versos singelos...
Dedicados a você minha fada rocha
Que tanto seduz o meu olhar
E me leva a ser abelha, borboleta e beija-flor
Ou até mesmo pequenina formiga
Só para poder passear no encanto das suas flores
E me envolver em tamanha beleza
Sabe! Meu lindo ipê roxo!
Tenho certeza! Que no meu mundo de magia...
O sol e a Lua  ao ver  seu florescer
Descem do céu por um breve instante
E abraçados cantam um canto de amor
Agradecidos por ter você  na terra
Tão divinal em esplendor
Pra ser cenário do seu amor..

"Ao nobre e raro  IPÊ ROXO"Texto da obra"Retratos sentimentais da  vida na Caatinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário